Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Solenidade para entrega do diploma Anna Nery reúne mais de 100 pessoas na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
31/05/2012

Sessão solene acontece na noite de quinta e lotou clube da saudade

A Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e Região, sub-sede de Itapira, para a entrega do diploma Anna Nery aos profissionais da área reuniu aproximadamente 100 pessoas na noite de quarta-feira (30) na sede do Legislativo.

Ao todo foram 21 homenageados (ver nomes em Box nesta página) de sete instituições diferentes: Clínica de Repouso Itapira; Fundação Espírita Américo Bairral; Casa de Repouso Allan Kardec; Santa Casa de Misericórdia de Itapira; Hospital Municipal de Itapira; Lar São Vicente; e Clínica de Repouso Santa Fé.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), autor do projeto de Decreto Legislativo que regulamenta a homenagem em 2012. Durante seu discurso enfatizou os diplomados sobretudo a importância de cada um para a manutenção de todo atendimento prestado à população de Itapira.

“Nós trabalhamos para colocar inúmeros projetos em prática junto de órgãos ligados à saúde. Mas vocês abraçam a família para aconchegá-las como se fosse a sua para dar uma notícia difícil. São vocês que sentem a alegria de uma superação e cura e veem pessoas entrarem em hospitais, clínicas ou outras instituições, debilitadas e saírem andando pela porta da frente de cabeça erguida. São vocês que veem a alegria reacender naquele idoso que não tinha carinho e companhia, agora fornecido por pessoas como nossos homenageados. Diante de tudo que falei só me resta agradecê-los e admirá-los”, disse durante seu discurso.

Os homenageados com o diploma foram escolhidos pelos próprios colegas de serviço em seus respectivos locais de trabalho pelo desempenho em suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração. O Presidente do Sinsaúde de Campinas, Edson Laercio de Oliveira fez uso da palavra, agradeceu os presentes e a Câmara pela realização da solenidade e ressaltou a importância da honraria e dos trabalhadores. Além dele os vereadores Carlos Alberto Sartori (PSDB) e Mauro Antônio Moreno (PTB) também fizeram uso da palavra, assim como o Secretário de Saúde Vladen Vieira e o Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins (PT).

Após o encerramento dos trabalhos um coquetel foi servido no Clube da Saudade. A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito, foi homenageada de diversas formas em todo o país.

Confira galeria de fotos

Foto: Zalberto

Plenário ficou tomado por amigos e parentes dos homenageados

Confira os homenageados deste ano:

I - Clínica de Repouso Itapira

a) Administração: Sr. Silvio Aparecido Navi