Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Solenidade para entrega do diploma Anna Nery reúne mais de 100 pessoas na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
03/06/2013

Sessão solene aconteceu na noite de quarta e lotou Clube da Saudade

A Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e Região, sub-sede de Itapira, para a entrega do diploma Anna Nery aos profissionais da área reuniu aproximadamente 100 pessoas na noite de quarta-feira (29) na sede do Legislativo.

Fotos: Zalberto

Ao todo foram 21 homenageados (ver nomes nesta página) de sete instituições diferentes: Clínica de Repouso Itapira; Fundação Espírita Américo Bairral; Casa de Repouso Allan Kardec; Santa Casa de Misericórdia de Itapira; Hospital Municipal de Itapira; Lar São Vicente; e Clínica de Repouso Santa Fé.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Câmara, Carlos Alberto Sartori (PSDB), autor do projeto de Decreto Legislativo que regulamenta a homenagem em 2013. Durante seu discurso, lembrou dos profissionais com quem trabalhou no setor da saúde.

“Eu faço uso da palavra neste ato solene de reconhecimento aos nossos “anjos da guarda” – permitam-me a liberdade de assim chamá-los - por diferentes motivos.

Mas em especial por considerar quem faz de sua profissão um ato de amor e entrega aos seus semelhantes, pessoas dignas de todas quantas forem as homenagens que lhes possam ser prestadas pela comunidade em que exercem suas funções.

Trabalhei na área da Saúde, convivi e participei com muito orgulho das atividades inerentes a luta diária pela recuperação de enfermos, pela manutenção da vida e pelo bem estar comum que cada um dos homenageados, bem como seus companheiros de profissão, leva a efeito diuturnamente.

Vivenciando as dificuldades e obstáculos que enfrentam e superam com amor, dedicação e solidariedade para salvar vidas e curar seus irmãos adoentados, aprendi a colocar em prática na minha própria existência o preceito sábio que afirma “ quem não vive para servir, não serve para viver”, destacou o presidente Carlinhos Sartori.

\

Os homenageados com o diploma foram escolhidos pelos próprios colegas de serviço em seus respectivos locais de trabalho pelo desempenho em suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração. Ao final a Presidente do Sinsaúde de Campinas, Edison Laercio de Oliveira fez uso da palavra, agradeceu os presentes a Câmara pela realização da solenidade e enfatizou a importância da honraria, mas também disse que àquele era um momento de reflexão. Além dele os vereadores Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e Rafael Donizete Lopes (PP) também fizeram uso da palavra, assim como a Secretária de Saúde Eliane Castro e o secretário de Administração Carlos Apaprecido Jamarino, que na ocasião representou o prefeito José Natalino Paganini.

\

Após o encerramento dos trabalhos um coquetel foi servido no Clube da Saudade. A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito, foi homenageada de diversas formas em todo o país.

Box:

Confira os homenageados deste ano:

I - Clínica de Repouso Itapira

a) Administração: Sra. Sirlene Rosângela Martinelli Fernandes