Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Solenidade para entrega do diploma Anna Nery reúne mais de 100 pessoas - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Solenidade para entrega do diploma Anna Nery reúne mais de 100 pessoas
27/05/2011

Fotos: Zalberto

Mesa diretora da sessão foi composta por diversas autoridades

Sessão solene acontece na noite de quinta e lotou clube da saudade

A Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos da Saúde de Campinas e Região, sub-sede de Itapira, para a entrega do diploma Anna Nery aos profissionais da área reuniu aproximadamente 100 pessoas na noite de quinta-feira (26) na sede do Legislativo.

Ao todo foram 20 homenageados (ver nomes em Box nesta página) de sete instituições diferentes: Clínica de Repouso Itapira; Fundação Espírita Américo Bairral; Casa de Repouso Allan Kardec; Santa Casa de Misericórdia de Itapira; Hospital Municipal de Itapira; Lar São Vicente; e Clínica de Repouso Santa Fé.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Câmara, Manoel Marques (PV), autor do projeto de Decreto Legislativo que regulamenta a homenagem em 2011. Durante seu discurso enfatizou a profissão dos diplomados e lembrou a história ímpar de Anna Nery, exaltando, sobretudo, a devoção e vocação existentes nos profissionais.

“Vocês não foram à nenhuma guerra, mas travam uma todos os dias. Ninguém os obrigou a se tornarem um profissional da saúde. Porém, tenho a certeza de que de formas diferentes a vocação foi despertada em vocês. Vejo que cada um atendeu ao chamado para socorrer àqueles que necessitam de ajuda, de atendimento e sabemos que em muitas vezes simplesmente de calor humano nas horas difíceis da enfermidade. Na maioria das vezes, como Anna Nery, vocês não tratam de familiares. Mas exercem com enorme amor a profissão pela cura das enfermidades, cada um em seu setor, cada um com sua função. São referendados hoje pela competência e dedicação com que executam seus ofícios, ou seja, possuem devoção ao atendimento e ajuda ao próximo. Estão aí, em vocês, as duas virtudes básicas que moveram Anna Nery”, disse durante seu discurso.

Os homenageados com o diploma foram escolhidos pelos próprios colegas de serviço em seus respectivos locais de trabalho pelo desempenho em suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração. Ao final a Presidente do Sinsaúde de Campinas, Edson Laercio de Oliveira fez uso da palavra, agradeceu os presentes a Câmara pela realização da solenidade e enfatizou a importância da honraria. Além dele os vereadores Carlos Alberto Sartori (PSDB) e Mauro Antônio Moreno (PTB) também fizeram uso da palavra, assim como o Secretário de Saúde Vladen Vieira e o Vice-Prefeito Antônio Carlos Martins (PT).

O Presidente da Câmara ainda lembrou o nome da enfermeira Maria Galdi Terra, falecida no dia 22 de maio com 100 anos, sendo a última itapirense até então viva, que participou da revolução de 1932 atendendo os soldados na Santa Casa de Misericórdia de Itapira.

Após o encerramento dos trabalhos um coquetel foi servido no Clube da Saudade. A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito, foi homenageada de diversas formas em todo o país.

Confira a galeria de fotos

\Confira os homenageados deste ano ________________________________________

Clínica de Repouso Itapira

Administração: Sr. João Adorno Neto