Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

TCE alerta Legislativo sobre ação fiscalizadora - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
TCE alerta Legislativo sobre ação fiscalizadora
23/08/2013

\

O presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), acompanhado dos vereadores Juliano Feliciano (PRB), Marcos Paulo da Silva (PRB) e do assessor legislativo Elias Orsini, participaram na tarde desta quinta-feira, no plenário “José Maria Matosinho”, na Câmara Municipal de Campinas, da palestra “Tribunal e Município Forte”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, através de uma inciativa conjunta das câmaras municipais de Campinas e Hortolândia, Parlamento Metropolitano e União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp), o seminário teve como objetivo esclarecer aos presidentes e funcionários das câmaras, sobre aspectos legais da prestação de contas.

Durante a palestra, o diretor geral do TCE-SP, Dr. Sérgio Rossi, falando a uma plateia de mais de 300 pessoas - representantes de 39 câmaras da região administrativa de Campinas - cobrou uma ação essencialmente fiscalizadora dos vereadores.

“As Câmaras não se dão o devido valor. Não se deram conta da força que têm, já que cabe a elas discutir com o Executivo a dotação orçamentária. E é nessa hora que o Legislativo deve se impor. O que nós vemos, de uma maneira geral, é que as peças orçamentárias, com o perdão do termo, são digeridas goela abaixo”, disse ele.

O diretor do TCE lembrou que os presidentes de câmaras também são gestores e que por isso, devem fazer previsões realistas dos próprios orçamentos e, se for o caso, definir contingenciamentos ou cortes de despesa. “Em princípio, o administrador pode fazer tudo, desde que esteja demonstrada a necessidade de determinada despesa. O que nós pedimos, no entanto, é a modicidade nos gastos”, exortou.

\

Os técnicos do TCE chamaram a atenção sobre mudanças na legislação, e promoveram alertas a respeito de procedimentos que podem resultar em restrição ou mesmo provocar a rejeição de contas.

O conselheiro do TCE, Sidney Beraldo falou do papel fiscalizador dos dois órgãos e pediu maior interação. “Precisamos compartilhar informações para que cada um possa cumprir melhor o nobre papel de fiscalizar”, advertiu.

\

O presidente da Uvesp, Sebastião Miziara disse que o vereador precisa aprimorar seu olhar crítico e disse que a presença do TCE na Câmara era um sinal de respeito. “A presença dos conselheiros aqui, hoje, é um sinal de respeito a cada um nós. Nos mostra que o Tribunal não anda atrás do Legislativo. Ele quer andar ao lado dos agentes públicos”, acredita.

\

Para o presidente da Câmara de Campinas, vereador Campos Filho, o objetivo do encontro foi o de mostrar que nestes novos tempos, os órgãos públicos precisam de transparência e respeito ao dinheiro público.