Itapira-SP, Quinta-feira, 23/05/2019

Vereador Dr. Rafael leva pedidos de Itapira ao vice governador Rodrigo Garcia - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereador Dr. Rafael leva pedidos de Itapira ao vice governador Rodrigo Garcia
04/04/2019

O vereador Rafael Donizete Lopes (PROS), esteve na manhã desta quarta-feira, 3, no Palácio do Bandeirantes para uma audiência com o vice governador Rodrigo Garcia (DEM), levando pleitos da cidade de e de entidades de Itapira. Por ocasião de agenda, Dr. Rafael foi atendido pela assessora do vice govenador Sílvia Meira, já que o vice governador precisou deslocar-se para Brasília (DF) onde juntamente com o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou a liberação de recursos para as obras de duplicação da rodovia Transbrasiliana, a BR-153 que beneficiará a cidade de Rio Preto e região.

Ainda assim, Rafael Lopes foi muito bem atendido pela assessora do vice governador que protocolou os pedidos do vereador itapirense. A saber, solicitação de recursos para a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada para o Hospital Municipal de Itapira.

“O Hospital Municipal é a única porta de entrada para atendimento de urgência, emergência e internação pelo SUS. Na qualidade de médico traumatologista, posso afirmar que a cidade tem um índice muito alto de acidentes de trânsito, o que também colabora para a demanda de exames complementares como a tomografia. Além do mais, através de levantamento junto à Secretaria Municipal de Saúde, hoje a fila de espera para este tipo de exame é de aproximadamente 120 pacientes”, destacou o vereador.

Atualmente, todos os pacientes internados no Hospital Municipal de Itapira, necessitam de transferência para outras unidades de saúde para a realização de exames de tomografia, inclusive, sendo deslocados para outros municípios, como por exemplo, Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Assim sendo, um paciente com grave lesão, pode ter complicações decorrentes deste deslocamento, ou mesmo atraso no diagnóstico e na propedêutica.

Outro pedido feito pelo vereador foi a solicitação, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Centro Paulo Souza, para que a ETEC “João Maria Stevanatto” fosse contemplada com a abertura de dois novos importantes cursos técnicos na área de Enfermagem e de Agrimensor.

“Tendo em vista que o município de Itapira tem uma gama enorme de estabelecimentos de Saúde, como o Hospital Municipal de Itapira, a Santa Casa de Misericórdia, além do maior hospital psiquiátrico da América Latina, o Instituto Bairral de Psiquiatria, nada mais justo que o curso Técnico de Enfermagem seja oferecido gratuitamente à população itapirense, formando mão de obra qualificada, tão preciosa nos dias de hoje”, justificou Dr. Rafael.

Além disso, o vereador itapirense voltou a sugerir, através de ofício a ser repassado ao Governador João Dória, em relação à necessidade urgente de obras e melhorias na estrada “Antônio Joaquim de Moura Andrade” (SPI 177/342). O trecho entre Mogi Guaçu e Itapira conta com 22,5 km de extensão e tem importância estratégica, porque liga a SP-352, que vai para o sul do Estado de Minas Gerais, à rodovia SP-342, que liga Mogi Guaçu a Espírito Santo do Pinhal. No entanto, carece de recapeamento asfáltico, acostamento e sinalização adequada, colocando em risco à vida de quem a utiliza normalmente.

“Este trecho foi estadualizado em 2014 pelo então Governador Geraldo Alckmin (PSDB), no entanto, poucas foram as melhorias realizadas. Apesar de constantes anúncios de investimentos, nem mesmo a devida sinalização, acostamento ou área de escape foram feitos, restringindo-se apenas a operações “tapa buracos” que duram poucas semanas tendo em vista a grande quantidade de veículos pesados que por ali trafegam. A vida das pessoas estão em constante risco ao transitarem por esta rodovia e o descaso das autoridades é tremendo”, enfatizou.

Por fim, mas não menos importante, o vereador Dr. Rafael intercedeu junto a Rodrigo Garcia pelo Lar São Vicente de Paulo. Acompanhado do presidente da entidade, o ex vereador e presidente da Câmara Municipal Flávio Anísio Pavinatto, solicitou a destinação de recursos para o desenvolvimento do Plano de Trabalho, Reforma e Adequação às exigências do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

“O Lar São Vicente de Paulo é uma entidade de utilidade pública, com mais de 104 anos de existência e possui a missão especial de atender pessoas em situação de pobreza, enfermas e sem atendimento social, em especial idosos e idosas. Hoje, conta com uma diretoria legalmente constituída e responsável por gerenciar as atividades desenvolvidas por equipes multidisciplinares que reúne mais ou menos 70 funcionários e 120 hóspedes. Nada mais justo que, na condição de representante do povo itapirense, eu pudesse interceder junto ao Governo Estadual neste sentido, buscando soluções para os problemas que a cidade vem enfrentando há anos”, finalizou Dr. Rafael.