Itapira-SP, Sábado-feira, 23/03/2019

Vereador propõe parceria entre Poder Público e Sicredi - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereador propõe parceria entre Poder Público e Sicredi
24/01/2019

O Vereador Rafael Donizete Lopes, popularmente conhecido como Dr. Rafael (PROS), vem propondo uma parceria entre o Poder público Municipal e a agência local do Sistema de Crédito Corporativo, a Sicredi. Trata-se do Programa “A União faz a Vida”, onde projetos elaborados na área educacional para crianças e adolescentes, são desenvolvidos em conjunto entre Prefeitura e instituição financeira. Na última segunda-feira, dia 21, o vereador este na agência local reunido com o gerente geral, ocasião em que se inteirou do programa.

“Nos ambientes educacionais se faz necessário fortalecer as práticas de convivência, incorporando-as ao cotidiano das crianças e adolescentes. É preciso incentivar seriamente a cooperação, o diálogo e o comportamento solidário, especialmente quando se pensa num esforço educacional abrangente que envolve a comunidade, uma educação que investe na formação de consciência coletiva democrática. E este projeto do Sicredi tem exatamente este objetivo”, destacou o vereador.

Para tanto, na tarde desta quarta-feira, 23, o vereador esteve reunido com a Secretária Municipal de Educação Maria Elizabeth Brinati de Melo, cientificando a necessidade de haver interesse do Poder Público municipal em fechar a parceria, a exemplo do que já acontece em cidades como Mogi Mirim e São João da Boa Vista.

O Programa “A União Faz a Força” tem como público alvo crianças, adolescentes e educadores. É desenvolvido através de parcerias com secretarias de educação e instituições educacionais, com a assessoria pedagógica de universidades ou outras instituições especializadas. A gestão se dá através de entidades integrantes do Sicredi.

“A nova secretária se mostrou extremamente interessada e considerou levar ao conhecimento do chefe do Poder Executivo. O município só tem a ganhar”, concluiu Lopes.

Programa Saúde na Escola

Na ocasião, a vereadora Beth Manoel (PSL) também oficiou a secretária à respeito do Programa Saúde na Escola, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).