Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Vereadores colaboram para acordo inicial entre Prefeitura e Sindicato - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereadores colaboram para acordo inicial entre Prefeitura e Sindicato
06/05/2011

Resultado foi aceito pelo sindicato para ser levado à assembléia geral da categoria

Os vereadores participaram na manhã de sexta-feira (06) da reunião entre administração e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para um acordo inicial sobre a data base da categoria. Os parlamentares colaboraram com o entendimento entre as partes para que o aumento salarial dos servidores chegasse a 7%, e a cesta básica seja fixada em R$205, até novembro e posteriormente R$210 até o próximo dissídio.

Na terça-feira (03), durante a sessão os servidores realizaram uma manifestação na Câmara Municipal, para que os parlamentares interviessem na discussão objetivando o atendimento aos pleitos da categoria. Na oportunidade a Prefeitura havia oferecido aumento de 6% e fixado a Cesta Básica em R$210. O sindicato pede 8% e Cesta Básica no valor de R$250.

Após o pedido, os 10 legisladores decidiram atender a categoria. O Presidente da Casa, Manoel Marques (PV), solicitou ao secretário da Fazenda Hélio Citrângulo para que marcasse a reunião. Durante o encontro nesta sexta, participaram o próprio presidente, e os vereadores Carlos Alberto Sartori (PSDB), Décio da Rocha Carvalho (PSB) Luis Henrique Ferrarini (PV), Luis Hermínio Nicolai (PSB) e Rodnei Semolini (PSDB).

A presidente do Sindicato, Cristina Helena Gomes e representantes de vários setores da administração levaram novamente os pedidos à Citrângulo. O prefeito Toninho Bellini (PV) também participou do encontro nas decisões finais do acordo. Cristina frisou que aceitou a proposta para levar o resultado da reunião em assembléia geral da categoria, que acontece ás 18h00 na frente da sede do Sindicato.

“O resultado da reunião foi o máximo que conseguimos. A presença dos vereadores foi muito importante, e eles tiveram uma intermediação pontual. Dentro da competência deles fizeram o que se esperava”, enfatizou Cristina.

AVALIAÇÃO

Segundo o Presidente da Câmara o resultado da reunião foi muito positivo. “Quando o sindicato nos procurou nesta terça, tomamos as medidas possíveis, uma vez que o projeto que concede aumento à categoria não está na Câmara. Assim, solicitei ao líder do Prefeito e à administração que realizassem a reunião, como pedido pela Cristina. Acho que o resultado foi positivo, e pudemos avaliar a situação de ambos os lados. Agora, quando o texto vier para o legislativo tomaremos as medidas cabíveis”, analisou Marques.

Nicolai também avaliou como positiva toda a negociação. “Quem sabe realmente dos cálculos da Prefeitura é a secretaria da Fazenda. Com esse aumento de 7% não haverá o estouro do limite prudencial da folha de pagamento. A presença dos vereadores foi muito importante, pois agora temos as informações para legislar sobre o projeto. Acho que o mérito desta conquista (para o servidor) é de todos”, avaliou o líder do Prefeito na Casa.

Sartori seguiu a mesma linha. “Achei a reunião muito proveitosa, pois estava o Sindicato e representantes de setores da administração. O caminho é esse para que o objetivo dos servidores seja alcançado”, disse.

Foto: Alexandre Siqueira - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapira

Vereadores, Prefeito, sindicato e servidores durante reunião no Paço Municipal