Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Vereadores homenageiam atletas e dirigentes esportivos - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereadores homenageiam atletas e dirigentes esportivos
06/11/2015

Os vereadores que compõem a bancada situacionista na Câmara Municipal apresentaram na sessão de terça-feira, 03, requerimentos que congratulavam com atletas e dirigentes esportivos do município. De autoria da bancada, o requerimento 408/2015, congratula com os servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na pessoa do Secretário Prof. Luiz Domingues, pela forma dedicada, competente e exemplar pela qual estão conduzindo as atividades da pasta, proporcionando à população oportunidade da prática esportiva, seja ela recreativa ou de competição. Atualmente são mais de 50 profissionais que desenvolvem atividades em praticamente todas as modalidades esportivas, do xadrez ao atletismo.

“É de conhecimento de todos que estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. A prática de atividades físicas pode ajudar a aliviar o estresse do dia-a-dia, e a fornecer um sentimento agradável de bem estar. A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto estima”, dizia a mensagem encaminhada pelos vereadores.

Já o requerimento 409/2015, de autoria do vereador Carlão Jamarino (PSC), congratulava com os organizadores e atletas participantes da II Copa Itapira de Basquete, evento, que teve a organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com o apoio da Associação Desportiva Regional (ADR), reuniu dez equipes de Itapira e de outras cidades da região, como Mogi Mirim, Pinhal, Jacutinga, Socorro e Conchal. A rodada final envolveu as disputas pelo terceiro lugar e a grande finalíssima. O certame foi vencido pela equipe "Os Bodão", que venceu o “Bonde do Bigode" na final pelo placar de 56 a 53. Representantes da secretaria e das equipes finalistas estiveram presentes na sessão e receberam a homenagem pela brilhante realização do evento e pela disputa saudável entre as equipes.

Por último, o requerimento 410/2015, também da bancada situacionista, congratulava com o professor, técnico e árbitro de basquete Flávio Chiavelli Figueiredo, pelos 33 anos de empenho e dedicação ao esporte itapirense, em especial o basquete feminino.

Nascido em Marília (SP), Flávio Figueiredo veio pela primeira vez para Itapira em 1982, trazendo na bagagem uma larga experiência como jogador e orientador da modalidade, tendo passado por equipes de Campinas, como o Clube Ragatas, Circulo Militar, Hípica e Tênis Clube. Na época, a ideía era representar a cidade nos Jogos Regionais. A participação naquela época não foi possível graças às regras da competição, mas jogou pelo time masculino itapirense na 2ª Divisão do Campeonato Paulista daquele ano, e no ano seguinte, assumiu o comando da equipe feminina.

Em 1987 desembarcou em definitivo na cidade. Aqui conheceu sua esposa Nelma, com quem casou-se em teve as filhas Julie e Louise. Desde então comandou e colecionou títulos com as equipes da SEL e Clube de Campo Santa Fé, levando o Itapira ao topo do Campeonato Estadual Mini em 1992 e 1993, além de vários troféus regionais e memoráveis pódios nos Jogos Regionais e Abertos do Interior, o principal deles em 2001 em pleno Ginásio Itapirão lotado.

Pelas suas próprias estimativas, Figueiredo acredita que tenha comandado cerca de 2 mil atletas na cidade, a maioria meninas, em razão de ficar mais tempo à frente da equipe feminina. Seu esforço e dedicação foi reconhecido tanto pelos atletas e seus familiares, quanto pela própria cidade, através do Poder Legislativo Municipal, que lhe outorgou o título de cidadão itapirense.