Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Vereadores prestigiam inauguração de nova ala tecnológica do Cristália - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereadores prestigiam inauguração de nova ala tecnológica do Cristália
14/08/2013

Evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin

\

O presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB) e os e demais vereadores que compõe o legislativo itapirense, prestigiaram nesta terça-feira, dia 13, a inauguração da nova fábrica de medicamentos de alta tecnologia do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, que vai permitir que a empresa amplie sua produção de medicamentos biotecnológicos no país. Além de inaugurar sua planta para produção de medicamentos tecnológicos, o laboratório expandiu sua unidade farmoquímica para produção de insumos e deu início à construção de uma fábrica de medicamentos oncológicos. Com a ampliação, a expectativa da empresa é produzir 100% dos insumos que comercializa, deixando de importar este material. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, ao todo, foram investidos R$ 208 milhões.

\

Funcionários e autoridades regionais também prestigiaram a inauguração

A solenidade contou com a ilustre presença da presidenta da república Dilma Rousseff e do governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin. Ainda estiveram presentes o ministro nacional da Saúde, Alexandre Padilha, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel  e do Ministro da Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp, além do líder do governo na Assembleia Paulista deputado estadual Barros Munhoz, além de deputados federais, prefeitos e vereadores das cidades vizinhas.

De acordo com o presidente da empresa, Dr. Ogari de Castro Pacheco, a expansão da farmoquímica na área de oncológicos (medicamentos utilizados no tratamentos do Câncer) prioriza a produção de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Estas Parcerias para o Desenvolvimentos Produtivo (PDP) com laboratórios públicos e privados desenvolvidos pelo Ministério da Saúde por meio de transferência de tecnologia, tem permitido ao país a autonomia do processo de produção, desde o desenvolvimento até a disponibilização do medicamento no mercado. Como contrapartida, o Ministério da Saúde compra os medicamentos do laboratório para atender a demanda do SUS. Por conta desta parceria, o Cristália dobrou seu faturamento nos últimos quatro anos, com sete medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e cinco deles já distribuídos aos pacientes do SUS: o Imatinibe para Leucemia, os antipsicóticos Clozapina, Olanzapina e Quietipina, e o antirretroviral Tenofovir. Para a compra destes medicamentos, o Ministério da Saúde gasta cerca de R$ 400 milhões por ano.

Vereadores pleiteiam melhorias na Saúde

Diante das autoridades máximas da Saúde neste país, os vereadores itapirenses aproveitaram para fazer diversos pleitos com relação à saúde municipal. De iniciativa do vereador Décio da Rocha carvalho, mas assinado por todos os demais vereadores, foi entregue ao ministro Alexandre Padilha o pleito para a criação de um Hospital Infantil para atender a demanda da região da Baixa Mogiana e Circuito da Águas. Já o vereador Rafael Donizete Lopes, também pleiteou um equipamento intensificador de imagens, cuja interface otimiza o fluxo de trabalho centro cirúrgico. Por fim, requerimento assinado por todos os senhores vereadores, solicita ao Governo Federal um aparelho de tomografia para uso exclusivo do Hospital Municipal.