Itapira-SP, Sábado-feira, 19/01/2019

Vereadores solicitam Cartão Recomeço a Rogério Hamam - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereadores solicitam Cartão Recomeço a Rogério Hamam
27/06/2014

Secretário de Desenvolvimento Social esteve em Araraquara

Os vereadores Juliano Feliciano (PRB), Marcos Paulo da Silva (PRB) e Joílson Batista Militão da Silva (PSDB), participaram na noite desta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal de Araraquara (SP), da sessão solene de outorga do título de cidadania daquele município ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam (PRB). Na ocasião, além de levar as felicitações ao homenageado, aproveitaram o encontro para oficializar um pedido para implantação do programa estadual Cartão Recomeço no município de Itapira. O parlamentar jovem Kelvin Richard Feliciano também participou do encontro.

Trata-se de um programa destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos no Estado. O benefício faz parte do compromisso assumido pelo Governo de São Paulo de combater o crack e investir na recuperação da dependência química como doença e o dependente como ser humano.

Inicialmente, foram distribuídos três mil cartões para custear o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado. O benefício não é pago ao dependente ou à sua família. É destinado diretamente à entidade de recuperação por meio do cartão, que também serve para controle de comparecimento à recuperação.

A primeira fase do programa contemplou 11 cidades: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. Para a escolha dos municípios foram utilizados os critérios de tamanho da rede de referência em assistência social e saúde, além da localização nas regiões-polo.

Considerando que Itapira é referência no tratamento de dependentes químicos, inclusive contando com uma instituição do calibre do Instituto Bairral de Psquiatria, além de diversas casas de recuperação, os vereadores esperam que o governo estadual veja com bons olhos esta solicitação e inclua Itapira na próxima fase do programa.