Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Vereadores vão acompanhar caso de queimadura em bebê - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Vereadores vão acompanhar caso de queimadura em bebê
07/07/2011

Parlamentares aprovaram requerimento que cria comissão

para analisar a investigação já realizada pela Prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento durante a sessão de terça-feira (06) que cria uma comissão de parlamentares para acompanhar as investigações do caso de queimadura em uma criança na creche Dra. Wilma Amâncio Mituzaki, no bairro da Vila Ilze.

O fato ganhou repercussão nacional, e já está sendo apurado pela Prefeitura e Secretaria de Educação. Porém, os vereadores discutiram o ocorrido durante a sessão de terça e decidiram que deveriam acompanhar o caso. A sugestão partiu da vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT)

O requerimento entrou na pauta e foi aprovado por unanimidade. Vale frisar que o objetivo da comissão não será investigar o ocorrido, mas sim acompanhar a apuração já realizada pela administração municipal, como por exemplo, requerendo documentos, relatórios, depoimentos entre outras ações.

Sabe-se da importância deste assunto, assim como a gravidade e repercussão do caso. Assim sendo, o Poder Legislativo não pode ficar inerente à situação, até para que se evite futuros problemas da mesma natureza. Assim, a criação de uma comissão de vereadores viria a cumprir com uma das finalidades deste Poder que é fiscalizar. O objetivo é acompanhar o caso e a sindicância aberta pela Secretaria de Educação, até o seu final, para que se tenha a certeza que o caso chegue a uma conclusão e os responsáveis sejam encontrados, assim como os inocentes livrados de qualquer culpa e a  situação esclarecida”,descreve o texto.

O CASO

O caso ocorreu na terça-feira passada e ganhou repercussão na mídia local, regional e até nacional a partir do último final de semana. Segundo os pais da criança o bebê de 11 meses teria sido vítima de queimaduras, diagnosticadas como 1º e 2º graus, após um banho na creche. A criança recebeu ferimentos nas costas, cabeça e mãos.  Logo após o ocorrido a Secretaria da Educação abriu sindicância e na segunda-feira as duas monitoras que cuidavam da criança prestaram depoimento e foram afastadas de suas funções.

A secretária da pasta, Ana Lúcia Bueno Peruche, afirmou que o ocorrido foi uma "fatalidade", e que dará continuidade nas investigações. Ela determinou ainda que o chuveiro fosse trocado, porém, não foi constatado nenhum problema no aparelho. A creche Wilma Amâncio Mituzaki atende 120 crianças menores de 4 anos. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.

Foto: Assessoria Câmara Itapira

Parlamentares debateram o caso durante sessão