Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Zé Branco (PSB) é eleito presidente da Câmara para o próximo biênio - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Zé Branco (PSB) é eleito presidente da Câmara para o próximo biênio
02/12/2014

Situacionistas vão ocupar os cargos da mesa diretora

A Câmara de Vereadores de Itapira realizou na tarde desta segunda-feira, dia 01º de dezembro, sua 7ª sessão extraordinária, ocasião em que foi eleita a nova mesa diretora dos trabalhos para o biênio 2015/2016.

O vereador Décio da Rocha Carvalho (PSB), popularmente conhecido como Zé Branco, foi eleito Presidente por aclamação pelos demais colegas, tendo em vista que se apresentou como candidato único. Da mesma forma ocorreu com Pedro Tadeu Stringuetti (PPS) que vai agora ocupar o cargo de 1º Secretário.

Já o posto de 2º Secretário foi disputado pelos vereadores Luiz Antônio Machado (PTC) e Marcos Paulo da Silva (PRB). Melhor para Machado que foi eleito com sete votos contra três de Marquinhos. Da mesma forma, a eleição para a vice-presidência foi disputada pelo atual líder do governo Paganini na Câmara, vereador Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e novamente Marcos Paulo da Silva (PRB). Melhor para o peessedebista que venceu o páreo também por sete votos a três.

De acordo com o § 1º do Art. 6º do Regimento Interno da Câmara, os eleitos serão automaticamente empossados em 1º de Janeiro de 2015. Neste mesmo dia, serão eleitos os membros das comissões permanentes da Casa. O mandato termina em dezembro de 2016.

Esta será a segunda vez que Zé Branco ocupará a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores de Itapira. Na primeira oportunidade, em 1994, o mandato era de apenas um ano. O vereador está em seu sexto mandato, tendo sido eleito pela primeira vez em 1989. Foi suplente de vereador entre 2001 e 2004, tendo retornado ao Legislativo em 2005. No último pleito municipal foi eleito com 1.113 votos.

Entre as principais atribuições do Presidente estão:

- Comando das Atividades Legislativas, como a confecção da pauta; convocação de sessões solenes e extraordinárias; atenção quanto aos prazos do processo Legislativo; constituir e nomear as Comissões, entre outras funções.

- Comando das Atividades de Plenário, como presidir as sessões, determinar a ordem dos trabalhos, estabelecer o objetivo da discussão e manter a ordem no plenário e fazer cumprir o regimento interno, entre outras funções.

- Comando das Atividades Administrativas, como representar a Câmara em juízo ou fora dele; assinar atas das sessões, editais e portarias; expedir autógrafo, conceder férias e abono, bem como manter, em nome da Câmara, contato de direito com o Prefeito e demais autoridades. Além disso, é o responsável direto pelo exercício financeiro da Casa, submetido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Nas ausências do Prefeito e do Vice, é o presidente da Câmara quem assume o município.